Estrela 13 - Chloroleucon tortum



Chloroleucon tortum (Mart.) Barneby & J.W.Grimes

Chamada vulgarmente de Jurema, Jacaré, Tataré e outros nomes, esta árvore nativa de Búzios e Cabo Frio (segundo Pio Corrêa vai do Rio de Janeiro até o Pará) é uma leguminosa incrivelmente retorcida. Até seu legume (legume em botaniquês designa fruto seco que se abre por duas fendas laterais) contorce-se a ponto de formar, não uma vagem, com silhueta de vagem, como as das outras leguminosas, mas uma bolota enovelada que lhe valeu o antigo nome científico Pythecolobium que significa orelha de macaco.

Roberto Burle Marx a usou bastante em jardins – há vários grupos no Aterro do Flamengo e nos jardins da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro – e, maravilhado, fez inúmeros desenhos do exemplar do SRBM, nos quais ressaltou o tronco bicolor, descamante e convulsionado, onde a aversão desta espécie à linha reta é mais conspícua.

Desenho de R. Burle Marx - 1964

Comentários

Anônimo disse…
Ola Roberio!
Sou jornalista freelancer e estou produzindo uma materia sobre paisagismo para uma revista do seguimento imobiliario de sao paulo, a leardi.
cheguei ao seu blog por meio do site da Abap e gostaria de fazer uma entrevista com o senhor, abordando o tema e o seu trabalho em paisagismo. O senhor toparia? Se sim, por favor, retorne esse comentario para o meu e-mail hannygb@gmail.com
Obrigado
Hanny Guimaraes
Anônimo disse…
Olá Roberto, bom dia!
Sou arquiteta paisagista e peço-lhe a gentileza de esclarecer uma dúvida sobre a espécie Tataré (Chloroleucon tortum): como se comportam suas raízes? São agressivas para calçadas e tubulações ou são pivotantes e não causam problemas ao seu entorno imediato?
Aguardo resposta e agradeço desde já!
Aline Ziede
Jardins com Arte - Juiz de Fora/MG
Anônimo disse…
Desculpe, esqueci de colocar meu contato:
projetos@jardinscomarte.com.br
alineziede@gmail.com

Grata,

Aline Ziede
sandermable disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Consegui colher algumas sementes desta escultura em forma de árvore em
Búzios. Consegui fazer 4 lindas mudas mas estou receosa de plantar na calçada. Alguém poderia me informar se as raízes são agressivas ou apropriadas para este fim. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela 16 - Solanum cernuum Vell. (ou Solanum castaneum Carvalho)

Estrela 09 - Merianthera burle-marxii