Estrela 09 - Merianthera burle-marxii

Merianthera burle-marxii Wurdack

A estrela desta vez é um verdadeiro ‘Popeye’ do reino vegetal. Não, nada a ver com espinafre. A razão do paralelo está na anatomia singular do simpático personagem: assim como seus antebraços são mais robustos que os próprios braços, também os galhos da planta, ao contrário do que seria de se esperar, engrossam perto das extremidades.

Trata-se de um arbusto atarracado que ainda produz lindas flores de tonalidade entre violeta e vermelho. Pertence à família Melastomataceae (bocas-negras), a mesma das Quaresmeiras.

Roberto vibrou quando a descobriu, ainda mais porque o cenário era também deslumbrante. É endêmica de um vale que mais parece o depósito dos pães-de-açúcar que Deus fez com a intenção inicial de brindar determinadas vastidões geográficas com um monumento cada, mas, por algum motivo, deixou-os todos amontoados por lá. São monolitos graníticos, a perder de vista, alguns mais pontiagudos que outros, marcando um ritmo de gigantes ao longo do sinuoso e límpido Pancas, um afluente do Rio Doce, próximo a Colatina, Espírito Santo. Recentemente a área toda foi transformada no Parque Nacional dos Pontões Capixabas.

Mais do que uma visita, o local merece que algum Beethoven lhe dedique uma sinfonia.


Foto de Harri Lorenzi



Parque Nacional dos Pontões Capixabas
Foto de José Tabacow

Comentários

Anônimo disse…
Ola Roberio
Que bom descobrir este Blog sobre o Sitio. Continue a nos mostrar um pouco destas maravilhas.
um abraco

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela 16 - Solanum cernuum Vell. (ou Solanum castaneum Carvalho)

Estrela 13 - Chloroleucon tortum