Estrela 02 - Eucalyptus deglupta




Eucalyptus deglupta Blume

– Um dos gigantes do reino vegetal!
Era o que se ouvia na cerimônia simples que se seguiu a um dos infalíveis saraus domingueiros no sítio de Roberto Burle Marx, no início da década de 80. Roberto plantou, naquela tarde, 3 mudas desta árvore: uma em homenagem a seu irmão Walter, outra em homenagem a sua mãe de criação Anna Piazcek, e a outra... não me lembro, mas foi homenagem a alguém também.
Algum botânico ali presente disse que esta árvore é o maior dos eucaliptos e que em seu habitat natural chega a 100m de altura, mas isto talvez seja exagero. Os sites da Internet pesquisados, não dão mais que 225 pés, ou seja, 75 metros. Não importa, já é o suficiente para num futuro não muito distante tornarem-se as maiores árvores do Rio de Janeiro, visto que com apenas vinte e poucos anos, já estão com mais de 30m.
Seu tronco, que atinge um diâmetro de 240cm, tem um belo aspecto multicolorido, responsável pelo nome vulgar em inglês: rainbow eucalyptus (eucalipto arco-íris). Outros nomes vulgares: mindanao gum, amamanit, bagras, e kamarere. Sinônimos científicos: E. naudiniana e E. schlechteri. É nativo de Papua-Nova Guiné.






Comentários

Anelisa disse…
A terceira foi em homenagem a babá dele, que o criou!
Roberio Dias disse…
Obrigado pela colaboração, mas a babá era a Sra. Anna Piaczek.
Paolo - Eng. Florestal disse…
Caro,
Você postou que o Eucalipto deglupa tem 240 cm de diâmetro, isso dá uma circunferência ou perímetro de 7,53m. É isso mesmo? Não é 240 cm de circunferência?. Faz mais sentido uma árvore de 240cm com 30m de altura. Ter 240cm de diâmetro e 30m de altura tá mais para um Baobá (Adansonia digitata). Abraços
Roberio Dias disse…
Eu não disse que a árvore - o Eucalypus deglupta que está no Sítio - tinha 240cm de diâmetro. Dá uma relida. Eu disse que essa espécie atinge 240cm de diâmetro. O que não faz sentido é uma árvore de 75m de altura com 240cm de circunferência.
Anônimo disse…
Roberto,

Realmente cometi a gafe da relação cap X altura. Me baseie nos eucaliptos que mensurei no Ibirapuera em SP que tinham 280 cm de circunferência e 45 m de altura. Peço desculpas se fui deselegante ou grosseiro, não foi minha intensão. Você sabe me dizer se o E. deglupta apresentam o ritodoma colorido, tal qual na região de origem da espécie?.

Paolo.
Anônimo disse…
*intenção
Anônimo disse…
Prof Roberto:Eu preciso plantar uma ãrvore e quero o Eucalipto por ser cheiroso para evitar a poeira de ônibus e carros pois moro em frente a dois viadutos na Rua Pinheiro Machado em Laranjeiras;uma muda só já é suficiente sob minha janela,o senhor concorda e quanto custa? Desde já aguardo resposta de urbanista! Grata
alice 77anos/F Letras/UFRJ
a.francaleite@uol.com.br Meu objetivo é desintoxicar minha janela e perfumar a casa,mas não com aqueles eucaliptos sem cheiro em volta da Faculdade de Letras .
Roberio Dias disse…
Desde dezembro de 2011 não sou mais diretor do SRBM e, no tempo em que lá estive, não tínhamos mudas desta espécie de Eucalipto para vender.
Em todo caso, Eucapliptos, de um modo geral, não são boas para arborização urbana. Aconselho que use uma espécie de árvore brasileira em vez de exóticas.

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela 16 - Solanum cernuum Vell. (ou Solanum castaneum Carvalho)

Estrela 13 - Chloroleucon tortum

Estrela 09 - Merianthera burle-marxii