Estrela 05 - Astronium graveolens



Astronium graveolens Jacq.

Dentre as árvores do Sítio, destaca-se uma que tem nome de gente: Gonçalo Alves. Porquê? Não consegui descobrir e, dentre as hipóteses explicativas, certamente muitos considerariam excessiva “forçação de barrasuspeitar de que o nome científico graveolens – cheiro forte – que serviu para denominar a deliciosa e brasileiríssima graviola, tenha nesse caso sido brutal e comicamente transformado no gentílico português. Enfim, aqui na região, de onde também é nativa, a linda árvore chama-se Batam.

Pertence à família Anacardiácea, a mesma da mangueira e do cajueiro. (Esse nome é devido ao fruto em forma de coração de algumas de suas espécies.)

É árvore que atinge 90cm de diâmetro no tronco e mais de 35m de altura. A maior do Sítio está com uns 20m. É madeira de lei, tão apreciada que (além de Tigerwood e Zebrawood) é chamada comercialmente Kingwood (madeira rei).

Decídua, floresce quando está sem folhas. Sua copa não é muito densa e a folhagem fica toda na parte superior, como um teto, o que deixa à mostra a bela estrutura, com troncos e galhos bem proporcionados, fortes e claros, quase brancos.

Sendo madeira densa, seu crescimento é relativamente lento. Isso explica o quase ineditismo de seu uso em paisagismo. Entretanto dever-se-ia considerar um aspecto: árvores de madeira forte não se quebram com facilidade. as de crescimento rápido têm madeira fraca que cedo se arruína. Vide as Cássia siamea, tão freqüentes em arborização urbana. O tempo economizado em seu crescimento relâmpago é perdido, pois ficam estropiadas, como um exército de Brancaleone, e constituem testemunho de fracasso paisagístico por longo tempo depois de satisfeito o imediatismo de quem as plantou.

Apesar da vasta área de ocorrência – do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul – o Astronium graveolens está na lista do IBAMA de espécies ameaçadas, na categoria "Vulnerável".

Comentários

Roberto, gostei muito do seu texto sobre o Astronium graveolens e, como estamos plantando, pedirei licença para publicá-lo - com os devidos créditos, no nosso blog, tá? visite-nos: http://institutoram.blog.terra.com.br. Um forte abraço!!
Roberio Dias disse…
Oi Lisiane,
Obrigado pelo comentario
simpatico.
Tudo bem, quanto a reproduzir o texto com os creditos. Gostaria que desse o link para o nosso blog tambem.
Grande abraco
Roberio
Thifani Souza disse…
Blog tão encantador quanto suas aulas, querido professor Roberio!
De fato, cada planta deve ser intitulada como estrela, pois vemos o quanto seus olhos brilham ao comentar com suas turmas sobre cada uma delas!
Parabéns e forte abraço,
Thifani Souza.
Roberio Dias disse…
Valeu Thifani!
Tenho acompanhado seus belos trabalhos postados no FB.
Um grande abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela 16 - Solanum cernuum Vell. (ou Solanum castaneum Carvalho)

Estrela 13 - Chloroleucon tortum

Estrela 09 - Merianthera burle-marxii