Estrela 07 - Heliconia vellerigera

Heliconia vellerigera Poepp.

Num belo dia de 1998, um jardineiro me chamou: acontecia uma coisa espantosa num dos sombrais da coleção. Estava florescendo, e pela primeira vez no Sítio, uma determinada helicônia.

Não era isso o motivo do alarme, mas o que vinha à luz: algo híbrido, entre lagosta, pela forma e pela cor, e macaco, por ser pendular e... peluda!

Ninguém no Sítio tinha visto nada parecido (em termos vegetais, pelo menos). Roberto, se a conhecia, nunca nos preveniu.

Hoje, pesquisando pelos aplicativos de busca da Internet – Google, MSN e Copernic –recebi sempre a mesma resposta: “Sua busca não obteve resultados”.

Foi identificada por ninguém menos que o professor Luiz Emygdio de Mello Filho, nosso insubstituível Conselheiro, e confirmada pelo colecionador José Abalo que teve a coleção de helicônias maior do mundo. Ele disse que esta talvez fosse do Panamá, porque em qualquer corte transversal que se faça naquele país, encontram-se coisas surpreendentes do reino da botânica.

Harri Lorenzi, no livro As Plantas Tropicais de R. Burle Marx, atribui sua procedência às florestas úmidas de Colômbia, Peru e Equador.

Enfim, está ela, em todo seu bizarríssimo esplendor.

Comentários

ERINALDO disse…
Vcs posssuem mudas desta planta Heliconia vellerigera para vender.se tiver por favor responda-me acessando ao meu emai. erinaldodejesus@gmail.com
Unknown disse…
Vcs poderiam disponibilizar as plantas usadas por Burle Marx. Quero fazer uma florestinha em casa.
Unknown disse…
Caso vcs disponibilizarem, dê resposta pelo meu whatsapp 67 992639992
Unknown disse…
Amo, conheci Burle Marx, através das construções lindíssimas do Oscar Neymaier.

Postagens mais visitadas deste blog

Estrela 16 - Solanum cernuum Vell. (ou Solanum castaneum Carvalho)

Estrela 13 - Chloroleucon tortum

Estrela 09 - Merianthera burle-marxii